28 de mar. de 2011

Fashion e sustentável

Oii
Hoje uma das grandes preocupações de todos nós deve ser como não causar tanto impacto ambiental no planeta. Todas as atitudes que temos, de alguma forma vão transformando o planeta que vivemos. E que planeta queremos???
Partindo desta pergunta e unindo com o tema: Moda. Pensei quais atitudes sustentáveis podemos tomar sem deixar de ser fashion e aí vão algumas dicas de como ajudar o planeta sem deixar de ser loooouca por moda,rs.


BAZAR COM AS AMIGAS
Sabe aquela roupinha que está no seu armário há anos e você nem usa mais? Ela pode fazer a alegria de alguma amiga sua.Isso mesmo!! Então marque um dia, peça que todas tragam roupas e acessórios, em bom estado de uso, mas que não usem mais e aí façam trocas. Vocês verão será a maior alegria! A roupa pode ser "velha" para sua amiga, mas para você será novinha. Afim na de contas nunca foi usada por você.
A sensação é de ter feito compras, e o melhor sem gastar um tostão e ainda ajudando o planeta pois roupa jogada fora vira lixo.

CUSTOMIZAR
Customizar significa tornar uma peça de roupa antiga em algo novo, através de aplicações, tingimento, cortes e costuras.Então queridas se joguem nos aviamentos... Sabe aquela camiseta do namorado? Pode virar um vestidinho, ou então aquela regata velha ganha vida nova se for tingida e receber uns apliques de miçanga. Tudo pode ser transformado, reaproveitado...Idéias e roupas. Pesquise...
O planeta agradece.


ECOBAG
Já existem alguns municipios aqui no Brasil que já estão proibindo o uso de sacolinhas descartável nos estabelecimentos comerciais, afim de reduzir a quantidade de lixo plastico que se acumula nos lixões e que acabam parando no mar e virando comida de tartaruga, argh!!!
Então como podemos fazer a nossa parte???
Utilizando sacolas retornaveis para fazer nossas comprinhas. Essas sacolas podem ser feitas de tecido ou plastico mais resistente. Muitas delas tem estampas com desenhos ou frases. Alguns supermercados até disponibilizam alguns modelos bem legais. Eu sempre levo uma na bolsa e uso para carregar minhas compras.
Além de ajudar o planeta, fico muito mais elegante com uma ecobag do que com várias sacolinhas plasticas com marca de mercado.

BRECHÓ
Sou uma louca por brechó assumida, ADORO encontrar coisinhas maravilhosas por precinhos mais maravilhosos ainda. Não tenho vergonha nenhuma de usar roupas que pertenceram à outra pessoa. Lavou tá novo, rs! Essa minha paixão começou numa época que estava bem sem grana, então recorri aos brechós e nunca mais parei... Adquiri olho clínico para caçar entre tantas roupas aquelas que valem a pena. Muitas vezes até revendo algumas peças...As amigas adoram!!!
Aproveite essa onda VINTAGE para adquirir itens suuuper têndencia, e arrasar na próxima saidinha. Antes de vistar um brechó dê uma olhada em revistas e blogs de moda afim de se inspirar. Tenho certeza que vai encontrar algo perfeito!!!
Visite também Bazares da Pechincha, neste sábado encontrei um blazer preto com abotoamento no estilo militar, simplesmente um arraso, e me custou UM real. Aiiiiiiiiiiiii!

Com essas diquinhas você cuida o planeta e ainda economiza... Assim poderemos ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.
Boa semana!
Bjim

3 comentários:

Katherine disse...

Luana, adorei seu blog! Já entrou pra minha lista de favoritos.
Gostei muito da maneira como vc aborda a sustentabilidade na moda, acho muito válido essa troca de roupas com amigas, comprinhas em brechós...E eu sou a favor do couro ecológico, acho que não precisamos sacrificar animais para ser fashion.
Beijos!

Anne Romanini disse...

Amei o blog, os teus loocks são lindinhos, parabéns!!
Já estou te seguindo!
quando puder passa pra conhecer o meu blog!
www.anneromanini.blogspot.com
bjooooooooooooooooooooo

Lane de Deus Peixoto disse...

Boas dicas e faço todas elas desde adolescente, acredita?! Agora a gente chama de bazar, mas antigamente chamávamos de troca-troca,rs.